Trocando de roteador wireless - Cisco Linksys WRT54GH

Já faz muito tempo que utilizo meu antigo Encore - que não sei sequer o modelo, esqueci completamente e nenhuma informação pode ser vista na placa e menos ainda no setup - que deve estar na casa dos 10 anos de vida útil ou mais. De uns meses para cá tenho notado que ele tem 'travado' pelo menos uma vez por semana. Na época em que o adotei do lixo, ainda tinha gabinete - parecido com esse - mas não carregava o programa. Troquei alguns eletrolíticos estufados e refiz algumas soldas. Apenas isso. Não me lembro do porquê de eu não ter montado a placa no gabinete de novo, sei que utilizo ele somente na placa desde então. E antes que ele pare de vez, decidi aposentá-lo. Ele funciona ainda, e muito bem. Mas para uso contínuo, já não serve. 

Recentemente encontrei um modelo da Cisco/Linksys num preço muito atraente. É wireless b/g mas isso não diz muito para quem vai utilizar somente como AP, dentro de casa e para poucas instâncias simultâneas. Muita gente tem comprado roteadores super potentes a preços absurdos somente para dizer que tem 300MB de velocidade. De fato, se a pessoa vai trafegar dados pela rede wireless, como num escritório, um investimento deve ser feito. Mas para utilizar em casa, como a maioria utiliza, e para ver besteirol na Internet, 54MB é mais que suficiente a menos que você possua mais de 54MB de velocidade de conexão à Internet - o que é uma presepada para um usuário final. 

E aproveitando o ensejo, já parou para pensar se você precisa mesmo desses 15MB/20MB que você paga? Pois é. Pense nisso. Tá jogando dinheiro pelo ralo e nem deve estar se dando conta. Atualmente tenho 2MB muito bem servidos e muito estáveis com uptime altíssimo que pago para a Osirnet, empresa da cidade. E outra coisa importante: é via rádio. Acredite. Não é jabá para a empresa, pelo contrário. Só acho que empresa que presta serviço de qualidade - independentemente do valor - merece reconhecimento. E como já disseram por aí, é Ubiquiti no céu e Mikrotik na terra. E mais uma vez, sem jabá para ninguém porque não ganho coisa alguma fazendo isso.

Mas voltando ao assunto inicial...

Encontrei essa oferta, então, do WRT54GH muito boa e não deixei passar. Comprei pelo Mercado Livre da Infocenter, de Santa Catarina. Produto chegou na caixa, novinho, perfeito. Inclusive, esse é um dos vendedores que recomendo para quem possa interessar. Roteador muito rápido, carrega programa e salva configurações em segundos. Configurei todas as minhas funções em 5 minutos, isso com dois reboot. Sempre fui fã dos Linksys, e fiquei bastante feliz quando a Belkin comprou a divisão da Cisco.


Encore - marcas de ressolda e troca de componentes

Vista do chipset do Encore (a antena é de outro defunto)

Conexões do Encore (aquela bobina à esquerda aquece muito!)

Conexões do Linksys (cabo azul é para testes)

Pequeno, discreto e muito elegante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar neste blog, você estará concordando de forma automática e amigável que o teor de seu comentário é de sua total e irrestrita responsabilidade, que Lucas Toledo não endossa ou compartilha de sua opinião e que este site não possui qualquer vínculo direto ou indireto com possíveis reações e/ou repercussão posteriores.

Ofensas, publicidade - incluindo comentários não produtivos com a intenção de divulgar blogs ou sites - ou qualquer conteúdo em desacordo com o blog não serão publicados.