Alimentador automático Dogis DA030BR Lite

Session. E já estava com saudades daqui.

Recentemente, adotei a Madalena. Um SRD - ou para os mais íntimos, o bom e velho vira-latas - com dois meses que, como todos os adotáveis, tinha um futuro incerto. Como revezamos os home office durante a semana, ela fica dois dias sozinha em casa e eu precisava de um alimentador programável.

Optei pelo alimentador automático Dogis DA030BR, visto que foi o mais em conta que encontrei e que, segundo as características do fabricante, atenderia perfeitamente a minha necessidade. Porém, encontrei um probleminha que pode causar um grande inconveniente pra você, caso você tenha ou pense em comprar um: o LED indicador de pilhas fracas. 
 

Senta que lá vem história


Ontem, 21/06/2023, saí e deixei o alimentador pronto e programado. Quando retornei para casa, perto das 18h, vi que a bandeja não tinha girado conforme programado, deixando a Madalena sem as refeições programadas. Fiz o teste do avanço da bandeja e o aparelho acendia o LED de pilhas fracas, bem como todos os caracteres do display, e não girava mesmo a bandeja.

Bom, partindo do princípio que um indicador deve sinalizar algum evento com antecedência, é uma falha primária nesse projeto. Pode ser um defeito de fábrica? Até pode ser, mas eu duvido muito. O que parece mesmo é que esse monitoramento da carga das pilhas só leva em conta como carga o motor trabalhando, como aconteceu, e não realiza testes aleatórios, com o produto em espera.
 
Foi aí que uma ideia me ocorreu que poderia resolver o problema de vez e ainda me poupar de comprar mais três pilhas do tipo C - quem em sã consciência ainda fabrica produtos para esse tipo de alimentação?!

Bateria recarregável + buzzer = 3 horinhas de trabalho


Sinceramente, eu penso que esse produto já deveria ter vindo com uma bateria interna recarregável que fosse possível a sua troca futura apenas comprando uma reposição, com a gente fazia com os telefones sem fio. Simples assim. Mas como não fizeram dessa forma, lá fui eu analisar o circuitinho made in China pra explorar possibilidades.

Encurtando a prosa, constatei que uma célula de 3,7V x 2,2A seria capaz de sustentar muito bem o produto e ainda me daria muito mais autonomia que as três pilhas tipo C - vinha utilizando somente nas pilhas, embora exista uma porta microUSB disponível para alimentação, porque Madalena é filhote e poderia facilmente morder o fio e a fonte. Fiz vários testes e tudo funcionou normalmente, mesmo com essa diferença de tensão. Aproveitei para incluir um buzzer junto ao motor, para chamar mais a atenção - como é um buzzer é ativo, soldei um diodo em série para evitar inversão de polaridade, porque o motor gira a bandeja até o ponto X e faz um pequeno retorno ao contrário para alinhá-la.

Controle de carga da bateria

 
Aproveitei uma plaquinha de controle de carga que tinha aqui perdida para controlar a célula, soldei direto na porta microUSB do alimentador e instalei um LED externo que indica o status do carregamento - presente na própria plaquinha de controle, que se apaga quando a carga está completa.

Testei tudo de novo e agora é colocar o alimentador em produção para mensurar a autonomia dessa célula, já que por enquanto, não pretendo usá-lo diretamente na tomada.












 

*** update 21/07/2023

A cereja do bolo ficou por conta do status de carga da célula, mini projeto versátil que pode ser visto nesta postagem




Instalação do botão de trava e destrava portas no Chery QQ 2011 1.1 16V DOHC (tutorial completo)

Esse é um recurso bastante útil e que não veio no QQ. Para travar e destravar as portas enquanto você está dirigindo, é preciso usar o pino da porta do motorista. E se um passageiro quiser sair destravando a própria porta, não consegue porque as travas estão vinculadas ao motorista.

Como instalar o botão de trava no QQ?


É um procedimento relativamente simples, mas requer habilidade e conhecimentos básicos de eletrônica. Você também precisa conhecer o multímetro e saber soldar fios.
 
Antes de qualquer coisa, tenha muito cuidado ao realizar qualquer tipo de reparo, instalação, alteração ou quaisquer tipos de intervenções em equipamentos elétricos, mecânicos ou eletrônicos. Primeiramente, pela sua segurança. Não me responsabilizo por quaisquer prejuízos sofridos por você e/ou por terceiros. Faça por sua própria conta e risco.
 
Lista de materiais
 
  • Multímetro com escala de continuidade
  • Ferro de solda e estanho
  • Fio
  • Espaguete termorretrátil e fita isolante
  • Qualquer botão de pressão do tipo push pull (sem trava) com contatos abertos
    *** escolha um botão de acordo com o seu gosto, redondo, quadrado, preto, cinza, com LED ou sem LED etc.
  • Chave de fenda e ferramentas de uso geral
  • Cinta de fixação (o famoso 'enforca gato')
     
Para começar, desmonte o painel dos comandos dos vidros retirando um parafuso apenas. Para destacar o painel das travas, utilize um objeto resistente no encaixe e empurre. Solte os dois chicotes do painel e pronto.
 
Retire agora o acabamento da porta do motorista - são poucos parafusos - e localize o chicote que vai para o mecanismo da trava. Descasque um pedaço do chicote para localizar os quatro fios: preto, azul, azul com listra branca e verde com listra marrom.
 
Fiação da porta
 
Os fios que nos interessam são o preto (negativo) e o azul com listra branca (que vão para o controle da central) que serão utilizados no botão para acionar a trava e destrava da central. Corte os dois fios e isole o lado que vai para o mecanismo sem fazer nenhum jumper entre eles.

Escolhendo onde fixar o botão


Há duas maneiras de instalar o botão, sendo que uma delas envolve mais desafios. A forma mais fácil é instalar no mesmo painel onde estão os comandos dos vidros, na própria porta do motorista, fazendo um furo na parte plástica de acordo com o botão escolhido e fixando ele na posição que preferir.

Para conectar o botão ao sistema de trava, solde os fios preto e azul com listra branca aos polos do botão escolhido e pronto. Simples assim. Se tiver algum LED nesse botão, como o meu, utilize o multímetro para encontrar o fio positivo do chicote do comando de vidros e solde no LED, utilizando o negativo do fio preto que você já soldou.

A outra forma de instalar o botão de trava e destrava no QQ é utilizar algum espaço útil no console central ou no painel do carro. Aqui já fica um pouco mais difícil porque você vai precisar se contorcer por baixo do painel e localizar o mesmo fio azul com listra branca que vem da porta e entra na central, fixada no console central, ao lado da perna direita do motorista. Localizado esse fio, basta soldar ele ao botão e puxar um fio da massa do carro (negativo) para soldar no outro polo do mesmo botão. Se tiver LED para acender, usa o mesmo negativo que já está soldado e puxa um fio do pós-chave ali no acendedor ou de uma das lâmpadas do console central.

Botão com LED: se puxar o positivo do acendedor para o LED do botão, vai acender sempre que a chave estiver na ignição, junto com o rádio, por exemplo. Mas se o positivo vier das lâmpadas do console ou da chave de farol, só vai acender quando você acionar o farol, acompanhando as outras lâmpadas do painel.

Recomendo escolher um botão redondo, desses de fixar em painel, que já vem com rosca e tudo. É mais fácil de fixar e você pode furar o local escolhido com uma broca ou serra-copo, de acordo com o tamanho do botão.

Usando o botão falso do console central


Eu gosto de manter o aspecto do QQ o mais original possível, como fiz no rádio dele ao adaptar o bluetooth. Por isso optei por usar aquele botão falso que fica ao lado da chave do pisca alerta para adaptar meu botão.

Aqui você vai precisar de muita habilidade e paciência para retirar a trava desse botão falso, cortar um pedaço da moldura por trás, colar o seu botão escolhido... realmente o resultado fica fantástico, mas se você fizer alguma coisa errada, vai destruir seu painel e vai ter que comprar outro - não é fácil de encontrar.

Eu recortei as laterais do botão falso para liberar as travas dele, colei meu botão por dentro dele e fixei na moldura com muita paciência, testando sempre o movimento de acionar para que não ficasse travado. Lembrando que esse botão que você vai comprar não pode ter trava, ou seja, ele precisa ser como se fosse um interruptor de campainha, só dá contato ao ser apertado.

Para encontrar o fio azul com listra branca na central, use o multímetro na escala de continuidade e deixe uma ponta em contato com esse fio na porta. A outra ponta você usa para localizá-lo na central, logo abaixo do painel, uma caixa preta com o logo da Chery.
 
Puxe um fio da central
 
Encontrado o fio, descasque o suficiente (não precisa cortar) para soldar um dos fios que vão para o botão e isole muito bem essa conexão. O negativo que você vai precisar, puxa um fio do acendedor e isole muito bem. Solde os dois fios aos polos do botão e pronto.

Teste o botão para verificar se está funcionando


Para testar, todas as portas precisam estar fechadas, a trava só vai atuar se a central entender que todos os interruptores das portas estão acionados. Aperte o botão uma vez: todas as travas devem ser acionadas. Aperte novamente: todas as travas devem ser liberadas.

Feito isso, fixe o botão e passe os fios de forma que fiquem bem organizados. Isole os fios das portas, feche o chicote e fixe os fios com cinta. Remonte o acabamento da porta e o painel do comando dos vidros.
 
Isole os fios

Feche o chicote
 
Finalizando o procedimento, você já tem o botão instalado e funcionando normalmente. Esse mod não influencia no travamento pelo controle remoto nem no alarme. Só tem uma coisa que deixa de funcionar como antes, e isso não tem como manter ao instalar o botão de trava: se você precisar travas as portas pela chave sem usar o controle remoto, ao fechar a porta do motorista as outras portas não serão travadas automaticamente como antes. Será necessário fechar uma por uma usando o pino interno.

Comprei e testei o scanner automotivo bluetooth ELM 321!

Foi em dezembro de 2021, recebi no mês seguinte e já fui usando. É bastante simples e tem compatibilidade com várias marcas de carro, praticamente qualquer um com conector OBD2. Não tem muito o que falar sobre ele, é conectar no carro, abrir o app e fazer as leituras.

Só tem um detalhe: pra fazer a leitura dos parâmetros do carro, a chave precisa estar no segundo estágio - para leitura de códigos de erro e temperaturas - ou o motor deve estar ligado. Senão, nada funciona e o scanner sequer conecta ao bluetooth do smartphone.

O app que uso mais frequentemente é o CarScanner, é gratuito com algumas limitações que não impedem a leitura da ECU, por exemplo.



O conector OBD2 do QQ fica embaixo do porta-luvas, bem fácil de localizar.


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