Segundo o Cristian, gaúcho autêntico e gente finíssima lá do trabalho, essa fonte estava por lá jogada num canto faz tempo e alguns tentaram se aventurar em repará-la, mas sem sucesso. Como eu adoro desafios, acabei por catar a fonte meses depois de tê-la visto. Fiquei tentado a mexer desde que vi essa fonte, e essa semana o fiz.
Adendo: esta é uma session. Isso significa que, a partir dessa postagem, teremos registros de belezas como essa, de reparos ou de registros, apenas. Session é o nome dessa coisa que segue.
A fonte estava muito suja, sem parafusos de fixação da placa de potência e ajuste e também da tampa. Entre um atendimento e outro, mexia na fonte na tentativa de descobrir o porquê de ela não regular a tensão. Os defeitos eram:
- Não regulava tensão nem corrente e ficava batendo relé enquanto eu tentava ajustes;
- Não zerava a tensão nem a corrente, e quando fechava o ajuste de corrente, um resistor aquecia ao ponto de ficar marcado pelo calor;
- Relés batendo durante manuseio e tentativa de ajuste de tensão.
Parti do início e testei tudo. Troquei o resistor que aqueceu e ficou marcado (escurecido) por outro de maior potência e me deparei com uma peça que foi retirada e não devolvida: um diodo. E qual diodo seria esse?! Pela configuração, optei por um 1N4148, que abriu logo nos primeiros testes. Substituí o carinha por um 1N4007, que funcionou bem. Durante esse processo, troquei ideias com o Cristian, que foi de grande ajuda para encontrar o resistor e o diodo, cedidos pelo próprio da sua bancada.
Testei os trimpots de calibração, que estavam bons. Só me faltava trocar os dois LM 741, que faziam a regulagem de avanço e fina. Um dia depois, mandei buscar e instalei. E lá estava a tensão, ajustando perfeitamente! Só precisei calibrar a fonte para que tudo funcionasse. Não encontrei esquema elétrico em lugar algum, tive que descobrir como calibrar na marra. O resultado foi uma grande surpresa: a fonte, que estava condenada a ficar jogada, ganhou sobrevida e vai servir para inúmeros testes. Se você tiver o esquema elétrico ou manual dessa fonte, se manifeste que posto aqui no blog com todos os devidos e merecidos créditos!
Após a recompensa de fazer a super fonte reviver, limpei cada canto dela e a remontei, além de fazer algumas ressoldas críticas, só por garantia. E claro, tem fotos!
Ainda sujinha, recém consertada |
O trafão |
Já limpa e remontada com carga e tensão 12V |
Os monstros 2N3055 (são 3!) |
Painel da fonte |
Placa de potência e controle (relés de proteção e estágios) |
Vista traseira |
A fonte é fantástica, permitindo ajuste fino de tensão e corrente. Agradecimentos ao Cristian, que trocou ideias e acompanhou todo o processo, que durou um dia e meio e foi muito bem sucedido.
Boa tarde, muito interessante sua postagem. Por acaso vc sabe onde ou consigo o esquema da Icel PS 6000D para comprar?
ResponderExcluirJá tentou no Mercado Livre? Costuma ter. Ou em alguns sites na Internet, direto, sem ter que pagar.
Excluirboa noite, eu tenho uma fonte para manutenção as não consigo o esquema. vc teria para vender o esquema da da Icel PD 6000?
ResponderExcluirSabe quem tem?
Boa noite! Infelizmente não tenho o esquema. Essa aí consertei na raça mesmo, não teve mistério.
ExcluirBom dia estou com uma fonte FA 3005 queimado sabes me dizer quais são as tensões de saída do trafo
ResponderExcluirOlá! Não tenho mais acesso ao equipamento, mas pelo que me lembro ela tem vários TAPS e variam de acordo com a seleção dos relés.
ExcluirBoa noite, tenho uma fonte similar um pouco maior a FA-3050, o display da mesma é o mesmo desta da matéria sem iluminação, e isso esta dificultando as leituras, notei que alguns modelos com este mesmo tipo de display tem iluminação que ajuda bastante não sei se a mesma tem este recurso e esteja desativado, a ideia seria colocar iluminação ou trocar os display por um de LED com o mesmo formato usando o ICL7107, o original usa o ICL7106
ResponderExcluirOlá, Sostenes! Não sei dizer se ela possui iluminação do display somente desativada, mas pelo que lembro, não seria difícil aplicar essa melhoria. Quanto a substituir o display original pelos de LED, isso sim daria muito trabalho e talvez não compense tanto esforço.
Excluir