ICEL LC-300 - Leitura de capacitores e bobinas com cara vintage

Ganhei esse capacímetro do meu sogro, o mesmo gênio da telefonia/eletrônica que me presenteou - depois de muita insistência minha - com o FD-31P, um frequencímetro de mesa muito preciso. 

Tá certo que a escala desse cara não passa dos 200MF/20H, mas obviamente que valores maiores que esse a gente nem costuma testar, já sai trocando mesmo. E faz também leitura de valores para bobinas, o que pode ser decisivo em algumas reparações. O único defeito dele era um fusível interno aberto e alguma variação na leitura, que corrigi precisamente via trimpot, existente no próprio circuito. O aparelho é completamente analógico, muitos CIs, chaves de seleção mecânicas e um display LCD. É alimentado por uma bateria de 9V, possui grande autonomia mas não possui desligamento automático. Obviamente, você deve desligar sempre após cada uso.

No mais, cumpre muito bem o que promete, me dando valores precisos dentro da faixa crítica dos capacitores. Leitura de bobinas, dificilmente irei utilizar, mas é muito confortável saber que tenho esse recurso disponível. É mais um caso de equipamento antigo que não vai para o lixo somente por ser antigo. E pela qualidade da fabricação, tão cedo não me deixará na mão.

Sem mais delongas, as fotos.


Já limpo e reparado



Medida de capacitor de 470nF

Medida de capacitor de 2,2MF (calibração)


As chaves de seleção de função já limpas

Medida de capacitor 470nF (tolerância 5%)

Medida de bobina 550mH (calibrando)

Bloco lógico removido para manutenção

Grande CI de controle e amostragem (LCD desafixado)

Suporte metálico do display (resistente!)

Sabe-se lá quantos anos tem esse carinha aí, e veja quanta qualidade! Uma grande saudação aos grandes e geniais engenheiros e técnicos das antigas, que sabiam o que estavam fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar neste blog, você estará concordando de forma automática e amigável que o teor de seu comentário é de sua total e irrestrita responsabilidade, que Lucas Toledo não endossa ou compartilha de sua opinião e que este site não possui qualquer vínculo direto ou indireto com possíveis reações e/ou repercussão posteriores.

Ofensas, publicidade - incluindo comentários não produtivos com a intenção de divulgar blogs ou sites - ou qualquer conteúdo em desacordo com o blog não serão publicados.