Tamanho reduzido, alto rendimento e total controle da carga, o Bike Fast Charger faz parte do grande projeto de energia móvel para bicicletas utilizando eletrônica pura com componentes simples de fácil reposição
Não há muito o que dizer sobre o carregador. É um carregador automático. Simples. Não?! Seria simples se fôssemos analisar os carregadores comuns que encontramos no mercado para baterias de íons de lítio. São simples fontes de tensão constante onde o equipamento a ser carregado é quem se encarrega do controle da carga. No caso do
Bike Power Bank, temos somente as células e os circuitos internos, nenhum controle. Por essa razão, o Bike Fast Charger - chamado apenas por BFC - fornece a tensão constante necessária para a carga das células de 7.4V x 4.4A e ao mesmo tempo controla essa tensão, fazendo o corte da carga - e quando falo em corte, é corte mesmo: o carregador se desconecta fisicamente do BPB - no momento em que as células alcançam quase 100% de sua capacidade. Sim, quase 100%. Não há necessidade de se carregar 100% das células a menos que você queira reduzir sua capacidade aos poucos. Porque para chegar aos 100%, as células precisam ficar expostas mais tempo que o necessário à carga, o que pode levar a saturação em poucas dezenas de ciclos. Por essa razão, o BFC recarrega de forma segura, próximo aos 98%.
Foi utilizada uma carcaça de fonte genérica para antigas impressoras HP e também foram reutilizados os mesmos cabos de entrada e saída de energia por uma questão prática e estética. Por sorte o plug P4 dessa fonte era idêntico ao P4 do
Bike Power Bank - BPB - e não precisei substituí-lo.
O trafo utilizado fornece 9V x 1A que são devidamente retificados e aplicados ao controle da carga. Dois LEDs foram adicionados, um verde e um âmbar. O âmbar indica que o BFC está carregando (e ele somente acende caso o carregador esteja conectado ao BPB e este realmente necessite de alguma recarga) e o verde se acende ao fim da carga, fazendo com que o LED âmbar se apague. Uma carga não tão rápida a ponto de saturar as células e nem tão lenta a ponto de deixar na mão. Se for necessária uma carga completa no BPB, iniciando à noite, por exemplo, dentro de um período onde a bicicleta não será utilizada - não se deve interromper o ciclo! - certamente a carga estará completa bem antes do amanhecer. Ou seja, prático, rápido e limpo. E quase de graça =]
Sem maiores para contar, as fotos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicHYOoAyzdws-vKlA399jFMfK48MvEaILmq_w5wyGmBkJKSiO4RpKan-Sh_9vnJOeH0QiyIH5NWbs8qBosL4bezaGvriDNGo8rvKmJ-kgihfX83IWTfQn4o0r4rw4abtWdymbDd3L5X3E/s280/7.jpg) |
Bike Fast Charger |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjP07bwEAMO90rZjT3khgYiylkXdOBuIb43iMGI-YbXWACYfZG9pM_lghm52nmkHwgWWOnuyhtCW_kbPNJPokBtK9AfhKpT58bRDIwzEYEwAnqF4B5NB43rjVvUe4ozAHzrsGRm3ckkiDA/s280/5.jpg) |
Cabos originais reaproveitados |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_gbJTvdJiIOetPHzhctTIBvHGDDGoRiGZFQ5NP99LPYbS1uvL-25zAxw1gLGhdzVYX3fjKzmuvn8az1OEB9G9ZpKeXG8sDNWfsyWXICkQmOZ57xuTUNRqfyU44h_Rwsbx6aUhzsjhf3k/s280/6.jpg) |
LEDs indicadores (carga e carregando) |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixrS2ps1K2I32tDzSJ7oCZb8zOjAKsdl9X957aYKfw-oMdZuF3W4tPBmjLuFWleaLbD0VMiaNe7VoxiLJwwXY24qXMnQvLiGCMb7Pjc9YzKEoia5dRh9GLwG1H3esDuRWeuGEmW74IOK4/s280/1.jpg) |
Carga completa |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2AtqpswKtkSTk44CQg010ip5C1Al5po9QJybw8ru-7E33aYnlyWqF4kwIG130Jsbh_xFRvaRkbURjzFY3xER4r8-1WFWHBTpirW2ldigbPRV-zzyw3gTmNKteNGvol4QMAe1NjkIsK9U/s280/2.jpg) |
Carga completa |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGF5lYAqqGTdmvOyawMDJOGJlbwfusV2joDzWPRJu00SAXMhS_la63bvwp7G6LeJOqqltbmtrqfx51SBnT26qGQoCxPjiaQie-UtZA7ZQSYuTG4_GH0sic22f9HW-VnpqCDmokZGdGhgs/s280/4.jpg) |
Carregando BPB |