M1 - Digital Switch Box

Muito mais do que cumprir seu papel, este pequeno notável  engrandece o áudio e permite que a audição seja aprimorada em cada timbre. Claro, desde que o Home Theater/amplificador responda à altura!

Desenvolvido recentemente para conectar o receptor da TV por assinatura e a drunkBOX (saberão mais a respeito nas próximas postagens) à entrada do Home Theater, o M1 possui duas entradas estéreo com comutação digital a partir de um único botão de pressão NA localizado no painel frontal. A seleção é visual por meio de um LED bicolor, onde azul seleciona o canal 1 e amarelo, o canal 2. Para maior praticidade de uso, quando conectado à rede elétrica pela primeira vez, o M1 é ligado automaticamente no canal 1. Para selecionar o canal 2, basta pressionar o botão de seleção. 

O aparelho possui entradas e saídas padrão RCA, gabinete metálico comum ao terra e pré-amplificadores FLAT de ganho contínuo desenvolvidos exclusivamente para o M1 que compensa as perdas de cabeamento e comutação. O consumo é muito baixo, o que permite que o aparelho permaneça ligado de forma contínua. Outras formas para indicar  visualmente a seleção dos canais foram consideradas, como um display que exibisse CH1 e CH2 ou LED's independentes para cada canal, mas a forma mais prática de tornar o aparelho apenas um acessório e não uma atração foi mesmo deixá-lo o mais discreto possível utilizando um LED transparente bicolor de 5mm com brilho reduzido e uma única chave no painel, que é o botão de comutação dos canais. 

O esquema é enxuto, possui resposta rápida e limpa, áudio claro e sem deformações e saídas com alto ganho e peso sonoro. Todo o circuito é alimentado por uma fonte estabilizada e muito bem filtrada de 12V com corrente máxima de 150mA. O gabinete e o transformador foram reaproveitados de um switch de câmeras de CFTV.



Painel frontal com o aparelho desligado

Painel traseiro (sim, marcações feitas à mão)

Painel frontal com o aparelho ligado (CH1)

Painel frontal com o aparelho ligado (CH2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas, publicidade - incluindo comentários não produtivos com a intenção de divulgar blogs ou sites - ou qualquer conteúdo em desacordo com o blog ou fora do escopo serão excluídos.

Compartilhe com alguém!