Circuito de relé intermitente para acionamento de buzina automotiva (alternativa para não usar sirene)

Como forma de complemento à instalação do bloqueador veicular, publicado há algum tempo aqui no site, vou fornecer o circuito para acionamento da buzina do carro, quando há bloqueio pela central, de forma intermitente.

Antes de qualquer coisa, tenha muito cuidado ao realizar qualquer tipo de reparo, modificação, ajuste ou intervenção em equipamentos elétricos ou eletrônicos. Primeiramente, pela sua segurança. Não me responsabilizo por quaisquer prejuízos que você possa causar ao equipamento, a você e/ou a terceiros. Faça por sua própria conta e risco.

Funcionamento do bloqueador e comportamento do circuito


Esquema de conexões
O módulo de bloqueio envia um sinal positivo constante de 12V a partir do fio verde, que pode ser ligado diretamente a uma sirene comercial de mesma faixa de tensão de alimentação e com consumo até 5A. De forma alternativa, é sugerido utilizar a própria buzina do veículo como forma de alerta de disparo, porém, ao conectar diretamente o relé/chave da buzina ao fio verde do bloqueador, ela permanecerá acionada de forma constante, sem intermitência. E é aqui que entra a aplicação de um simples circuito, onde um relé será alimentado pelo próprio fio verde do módulo bloqueador, de forma constante, mas fornecerá à saída uma intermitência padrão, pulsando a buzina em um período que pode ser facilmente customizado.

O tempo de intermitência é dado pela carga acumulada/descarregada no capacitor de 2200uF e também pelo resistor de 150R. O valor do resistor determina o período em que a buzina permanecerá desligada, enquanto o valor do capacitor determina o período em que ela permanecerá ligada. Com pequenas alterações nesses componentes, o comportamento do circuito pode ser facilmente customizado, embora estes valores podem ser utilizados como referência e aplicados ao circuito, sem problemas. Aproveitando este circuito como base, diversas aplicações se tornam possíveis para os mais variados projetos. Fique à vontade para utilizar essa ideia básica em seus projetos! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas, publicidade - incluindo comentários não produtivos com a intenção de divulgar blogs ou sites - ou qualquer conteúdo em desacordo com o blog ou fora do escopo serão excluídos.

Compartilhe com alguém!