Placas PCBWay para Dual JFET phono preamp - pré-amplificador para toca discos MM

É com muita satisfação que publico esse artigo sobre a fabricação das placas do Dual JFET phono preamp, na versão MM Universal. Aproveitei para revisitar o esquema elétrico e o design da PCB, ajustando alguns detalhes e corrigindo as informações do SILK que eu enviei por engano - sim, eu errei feio! Mas esse pequeno erro - pra minha sorte e alegria - se resume somente ao SILK de alguns componentes, todas as trilhas e o roteamento estão perfeitos.

Esquema elétrico revisto


Revisitei o esquema elétrico e aprimorei o layout, passando a mostrar os dois canais com a correspondente simbologia da placa, para facilitar a localização na montagem. Honestamente, eu não esperava tanta repercussão nesse projeto: desde que publiquei em agosto de 2025, recebi muitas mensagens sobre ele, desde questões de timbre até mesmo se eu desenvolveria a placa de circuito impresso. Foi assim que recebi esse convite da PCBWay para experimentar o serviço de fabricação de placas de última geração e atendimento expresso.

Qualidade das placas PCBWay


A PCBWay é uma fabricante sólida e experiente com anos de mercado internacional, atendendo desde projetos simples até grandes projetos com excelência. Não tenho dúvidas que seu projeto vai ser muito bem atendido! Inclusive, ao solicitar a fabricação das suas placas, você poderá customizar vários pontos, até mesmo as cores.

Customize sua placa: https://pcbway.com

Compre a placa Dual JFET phono preamp diretamente do site PCBWay e receba em casa


Link direto: Dual JFET phono preamp MM STANDARD 1.1 ATUALIZADO
Arquivos para download atualizados na versão 1.1: Versão MM 1.1

Mas se preferir aproveitar e comprar diretamente comigo as placas do primeiro lote, me envia mensagem por aqui ou pelo Instagram. Embora alguns componentes do SILK tenham sido impressos de forma incorreta, as trilhas e o roteamento estão corretos, basta seguir as orientações que serão enviadas para montar o circuito.

Case impresso em 3D


A referência do case impresso em 3D e os arquivos de download estão disponíveis  no site Thingiverse - lembrando que eu redimensionei esse case para atender ao projeto, ficando maior do que o original. Se você gostou desse modelo, posso indicar o contato que fez essa peça pra mim - por padrão dos arquivos do projeto da peça, ela é praticamente lisa e você precisa fazer a furação de acordo com a sua necessidade, a única furação que será feita a partir do arquivo bruto é esta:

Furação original do arquivo


No meu caso, criei um painel traseiro aproveitando o detalhe que a própria peça possui e fiz somente a furação frontal para LED e botão POWER. 












Forno elétrico Fischer Grill 1323-5684 - cabo de força com aquecimento excessivo e talvez a avaliação mais sincera que você vai encontrar

Session.

Esse é o terceiro forno Fischer que compro, e o último. A qualidade caiu de cara no chão e a evidência mais lamentável é a segurança.

Assim que comprei, reparei que o cabo de força era bem flexível e aparentava certa fragilidade. Já no primeiro uso, fiquei preocupado com o aquecimento fora do normal do cabo de força quando o dourador estava em uso, e isso era tão alarmante que o material do cabo ficava ainda mais flexível com o calor gerado. Isso me acendeu um alerta.

Algum tempo depois, desmontei o aparelho pra ver como estava a produção desse novo modelo. Outro alerta aceso: além da baixa qualidade do cabo de força, não havia manta isolante como nos modelos anteriores que eu tive e parte do cabeamento interno já apresentava aspecto amarelado devido ao grande calor gerado por falta do isolamento. Primeira coisa que fiz foi trocar o cabo de força pra garantir segurança na operação do aparelho - sim, usei bipolar sem fio terra porque é possível aterrar diretamente na carcaça dele, assim como em máquinas de lavar roupas, fogões etc. - e afastar o quanto pude o cabeamento interno da câmara de aquecimento. 

Por hoje, fica o registro apenas da troca do cabo de força e do visual interno pra você evidenciar a falta de qualidade desse modelo mais recente. O forno anterior durou mais de 14 anos e somente foi substituído por desgaste natural das paredes internas. Duvido que esse modelo novo consiga chegar perto desse tempo de operação.













Editando os modelos 3D do KiCad com o FreeCad - personalizando os componentes da PCB em 3 passos

Session.

Sou um entusiasta do KiCad mesmo com poucos meses de uso e conhecimentos básicos. A facilidade e a grandiosidade dos recursos do KiCad me fizeram aposentar o simplista ExpressPCB, que usei por muitos anos e que atende muito bem a projetos menos complexos. Além disso, por possuir poucos recursos, o ExpressPCB promove um foco maior no que realmente importa: o desenho em si, sem ter que procurar códigos, fabricantes e carregar bibliotecas pesadas de footprints e modelos 3D. O que mais sinto falta no ExpressPCB é a flexibilidade nos componentes disponíveis e a baixa popularidade do software, que não possui tantos adeptos a fim de editar e criar novos componentes e compartilhá-los com a comunidade - claro que tem a versão paga, mas como fiz um teste rápido e não me convenci a pagar pela licença, vou reservar minhas impressões somente à versão gratuita. O editor de PCB do ExpressPCB também segue uma linha mais simplista e não oferece grandes recursos - sem roteamento avançado, sem referências e uma biblioteca bastante restrita.

Finalizada essa breve introdução, vamos ao que interessa: mudar a cor de modelos 3d do KiCad pelo FreeCad em 3 passos simples. 

Passo #1 - Importação dos arquivos no FreeCad


Abra no FreeCad pelo menu File > Open os arquivos com a extensão .step e .wrl do modelo 3D que você quer mudar a cor. Sim, tem que importar os dois pra conseguir mudar a cor, pelo menos foi dessa forma que eu consegui fazer. Ou seja, importe os arquivos de mesmo nome, assim:

Relay_SPST_Omron_G5NB.step
Relay_SPST_Omron_G5NB.wrl


Clique com o botão direito sobre o nome do arquivo > Set appearance per face > Custom appearance. Agora, com cuidado, clique e selecione todas as faces que pretende mudar a cor. Segure Ctrl pra seleção múltipla ou faça uma por uma, como você achar melhor. 



Edite as cores de acordo com a sua preferência clicando sobre as caixas de cores. Quando finalizar a seleção das cores, basta clicar em Close.





Passo #2 - Exportação do arquivo .step para usar no KiCad


Considerando que você teve sucesso no passo #1, vamos exportar o modelo editado no formato .step para ser usado como novo modelo 3D no KiCad. Use Ctrl + A para selecionar todas as faces do modelo e clique no menu File > Export.




Salve o novo modelo 3D onde desejar. O projeto aberto no FreeCad pode ser salvo no formato padrão .FCStd para permitir sua edição futuramente, se preferir, pelo menu File > Save As.




Passo #3 - Importando o modelo editado no projeto PCB do KiCad


No editor de PCB do KiCad, edite o footprint, localize e selecione o modelo editado pela aba 3D Models.





Pronto! Sua PCB não precisa usar aqueles modelos padrões e seu design vai ficar cada vez mais personalizado.




Compartilhe com alguém!