Protetor para aparelhos elétricos e eletrônicos com fusível rearmável e filtro de linha (com esquema elétrico)

Adoro varistores. E adoro proteções AC. Depois dos PROCATER, quis adicionar uma etapa extra para equipamentos mais susceptíveis às desgraças da rede elétrica, como eletrônicos audiovisuais. Não tem grandes mistérios nesse protetor, somente um filtro básico, uma linha defensiva de varistores e um fusível rearmável de 12A que pode ser alterado de acordo com a sua necessidade. Um circuito simples e muito eficiente que certamente pode salvar sua TV smart, seu home theater, aparelho de som etc.
 
Antes de qualquer coisa, tenha muito cuidado ao realizar qualquer tipo de reparo, instalação, alteração ou quaisquer tipos de intervenções em equipamentos elétricos, mecânicos ou eletrônicos. Primeiramente, pela sua segurança. Não me responsabilizo por quaisquer prejuízos sofridos por você e/ou por terceiros. Faça por sua própria conta e risco.

Adicionei uma chave com neon em SW1 para dar um visual de ligado quando as saídas estão ativas e também outro neon indicador de atuação do fusível rearmável, que se ilumina quando o circuito é interrompido. Simples, eficaz e agressivo. Esquema elétrico abaixo se você quiser transformar aquela sua extensão 'filtro de linha' em algo útil. Não há componentes críticos, mas você deve ficar esperto ao trabalhar com tensões AC. Não se mate!
 
A lâmpada neon indicadora de atuação do fusível rearmável é opcional, assim como a chave SW1 que pode ser omitida ou substituída por equivalentes. O case plástico utilizado na montagem era de uma fonte chaveada de monitor de vídeo, que serviu perfeitamente para encaixar as tomadas de saída retiradas de uma extensão. Tudo lixo eletrônico ganhando vida. Boa sorte!
 




Neon indicador de atuação do fusível




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar neste blog, você estará concordando de forma automática e amigável que o teor de seu comentário é de sua total e irrestrita responsabilidade, que Lucas Toledo não endossa ou compartilha de sua opinião e que este site não possui qualquer vínculo direto ou indireto com possíveis reações e/ou repercussão posteriores.

O site diyPowered, Lucas Toledo, as produções e atividades não possuem quaisquer tipos de vínculos com empresas, fabricantes e distribuidoras.

Ofensas, publicidade - incluindo comentários não produtivos com a intenção de divulgar blogs ou sites - ou qualquer conteúdo em desacordo com o blog não serão publicados.