Reparo condicionador de ar portátil Philco PH11000QF

Session.

Este é um daqueles casos em que a engenharia se prostitui: aparelho portátil que promete 10.000 BTU com toda praticidade de não depender de instaladores e furos nas paredes. E que também não funciona bem.

Para começar a explicar, esse engodo vendido pela Philco (que é uma das marcas na minha lista negra de fabricantes low cost) além de não condicionar a temperatura do ambiente de forma satisfatória, também não consegue trabalhar em silêncio. Um barulho infernal sem parar. Mesmo na função ventilação, é altamente ruidoso. Um projeto fadado ao fracasso desde o início. A troca de ar é totalmente ineficaz - para não dizer burra - já que o ar quente que sai pelo tubo é roubado do ambiente interno, ou seja, parte do esforço do aparelho é cuspido janela afora, tornando mais burro ineficiente ainda seu funcionamento. O correto - e que muita gente acabou fazendo nesses casos, vide Google - seria ter dois tubos para fora do ambiente, para que a troca não interferisse no ambiente interno. Tecidos meus argumentos para com a engenharia da Philco, vamos ao defeito.

Uma bela noite de verão, utilizando essa coisa apenas como ventilador, ela simplesmente se desligou. Não era falta de energia elétrica, nem havia desligado via timer. Parou mesmo. Para minha sorte, tinha um ventilador de mesa para salvar a noite. 

Pela manhã, abri a geringonça para ver e... Viper 22A. Sim, aquele ingrato presente em quase todas as fontes chaveadas xing-ling. Esse carinha até cumpre seu papel, mas quem projeta as fontes coloca toda sua confiança sobre ele, sem qualquer respeito com o bom senso. Daí, um belo dia, esse carinha se revolta e abre o bico. De cara, já pensei que fosse ele. Nem me preocupei, deixei de lado para comprar o ingrato e trocar no dia seguinte. No dia seguinte, lá fui eu verificar a fonte. Claro, antes de trocar o Viper, fui verificar mais alguns detalhes. Macaco velho. É uma fonte muito simples, sem muito o que se dizer: relés para acionar os motores e seus estágios de velocidades, relé parrudo pro compressor, fusível padrão na linha... Fui medir um 7805 que é o cabeça de todo o start do aparelho e lá estava um curto. Mas olha, é difícil esse regulador entrar em curto... Até hoje, nesses muitos anos de bancada, não me lembro de pegar algum assim. Geralmente ele estoura, ou queima e fica aberto. Mas em curto, ainda não vi. Fui medindo para trás dele, diodos. Um schottky de 2A que gerava a tensão principal de tudo estava totalmente em curto, impedindo o Viper de partir. Muito eficaz, menino. A maioria dos reparadores porcos colocaria qualquer diodo no lugar, o aparelho ligaria e voltaria para a casa do cliente com o diagnóstico mais mirabolante do mundo que custaria nada menos que R$ 200. Claro que eu não tinha o mesmo diodo para trocar, mas tinha um schottky parrudão de 5A de características muito próximas numa sucata. Soldei por baixo da placa mesmo, para testar, porque a furação do diodo original era bem menor. Solda, põe na tomada e BIP! O ingrato retorna.

Deixei ele ligado 'gelando' (hahaha) e testei as tensões. Tudo normal. O erro da Philco - e de muitos fabricantes - é colocar um diodo de 2A para sustentar um sistema que vai consumir 2A. Não que, necessariamente, seja este o caso, até porque não cheguei a me dar ao trabalho de medir a corrente total desse sistema em full power. Mas para um schottky entrar em curto desse jeito, só pode ser cagada. Por que os aparelhos mais antigos que utilizam os mesmos diodos seguem funcionais após 10, 20 anos de uso? Projeto bem feito.

Assim como para a área da saúde a cura não é bom para os negócios, também não pode ser para a indústria eletroeletrônica. Imagina que louco você comprar hoje um notebook, um aparelho de TV ou som que vai funcionar sem qualquer problema por pelo menos 10 anos! Não, isso não vai acontecer.

Ah, e não comprem esses condicionadores de ar portáteis. Nem as coisas da Philco.










** 22/12/2020

O defeito da vez é... o painel touch dessa joça. Por sorte tem controle remoto porque ele não funciona de jeito nenhum, e é intermitente porque às vezes decide funcionar. Piada né. Engraçado que a Philco já produziu coisas muito boas mas deve ter ido na onda de algum economista que não resolve nem a própria vida financeira e que manda as empresas baixarem custos de produção sem levar em consideração a queda na qualidade.

 

** 12/11/2021

Atendendo a um pedido antigo ao qual confesso ter esquecido, aqui vão as fotos da placa e suas conexões para referência.







** 08/03/2022

Ainda falando desse display 'touch', agora deu pau de vez. Na placa, existem contatos que vão até a parte superior, que formam cada botão. O defeito é que ele fica 'apertando' o botão de ligar sozinho, como se estivesse sendo apertado por alguém. Agora imagina no verão, de madrugada, essa coisa se desligando sozinha várias vezes... Solução: remova todos os contatos (aquelas 'molas') e todos os capacitores SMD que ficam na placa, bem junto a esses contatos. 

Agora é só usar pelo controle remoto e torcer pra não dar mais nenhum defeito. Tem coisas que só a Philco faz pra você.






51 comentários:

  1. Amig,o meu ar estava igual mesmo aparelho mesmo problema diodo em curto, coloquei um 3 amperes nos primeiros dias ficou bom, depois começou a desligar, cada vez mais, desmontei e ele estava vazando com os terminais pretos de tanto esquentar sera que um de 5 resolve o problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jeferson! Sim, mas tem que ser um diodo de mesma referência que eu mencionei no texto. Não pode ser diodo comum de silício, de uso geral. Daí funciona de boa.

      Excluir
    2. O diodo original é de 2a 100v(SR2100), ao trocar tenha cuidado com a voltagem do mesmo, pois encontrei varios, mas com voltagem muito inferior.

      Excluir
  2. qual diodo você usou se lembra? vou comprar o mesmo, nas minhas sucatas o máximo que achei foi de 3A. obrigado por responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me lembro do modelo, mas o original é um schottky de 2A e eu não tinha. Daí consegui um de 5A numa fonte chaveada de TV. Funciona normalmente mas não pode ser diodo comum que aquece mesmo sendo de mais corrente. Usa um schottky de 2A ou mais que resolve!

      Excluir
    2. amigo eu comprei hoje um diodo de 6A pois na eletrônica da minha cidade não tem o de 5A e ele trabalhou uma hora mais ou menos e desligou analisei ele na placa e esta esquentando, e agora?

      Excluir
    3. Esquenta um pouco a fonte dele, mas não ao ponto de se desligar. Experimente substituir os capacitores dessa fonte, da secundária. Pode ser que resolva assim. Se não resolver, substituir o regulador de 5V.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Boa noite galera, tô com um aparelho da mesma marca e modelo, ganhei de um conhecido porém foi retirado capacitores e desconectados alguns fios, o problema agora é que não consigo achar em lugar nenhum uma foto ou o esquema elétrico dessa geringonça... Se os amigos puderem me ajudar..

      Excluir
  3. Boa noite amigo!tenho esse mesmo ar e tive problema nessa mesma placa.só que retirei todos cabos da placa e agora eu conector conforme o esquema que contém na tampa e queima o fusivel.tem como me mandar uma foto da sua placa já com os cabos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Lucas! Se os conectores estão na ordem correta, volta uns passos e dá uma olhada na fonte dele. É uma arquitetura bem sujeita a problemas, pode ser que haja mais alguma coisa por aí. Confere também o painel, tenta ligar à tomada com o painel desconectado... Meu aparelho é somente 220V, o seu também? Porque pode ser uma versão 127V e a sua rede 220V. Às vezes o detalhe passa despercebido, vale a pena dar uma conferida geral. Refaz uns passos e me diz o que encontrou.

      Excluir
  4. Esse é o problema o esquema que vem é de 127v eu tenho que conectar como 220v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode estar aí o problema... Provavelmente nossas versões são diferentes.

      Excluir
  5. Meu ar é somente 220v tenho certeza que tem cabos invertidos só não sei qual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu aparelho está na casa dos meus sogros, a 200 km daqui. Assim que eu trouxer de volta, faço a foto pra você.

      Excluir
  6. Bom dia, meu ar não esta evaporando a agua do reservatorio, sabe me dizer o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Wilson! Infelizmente não sei o que pode ser, não tenho conhecimento avançado em refrigeração. Sei que nesse modelo (quente e frio) se você estiver usando o frio, ele evapora sozinho mas ao usar no quente, é preciso drenar a água ali pela traseira dele. Ele não evapora no quente.

      Excluir
    2. O meu também está dando esse problema, desligando no resfriar por tanque cheio de água, mas deveria evaporar sozinho, se alguém souber como sanar, por favor nos auxilia.

      Excluir
  7. Boa noite amigo ..... gostaria de uma enorme ajuda sua o meu aparelho parou deu um estralo e parou tirei a placa e tinha queimada um capacitor mais não sobrou nada dele pra comprar outro ele está na placa no número E23 aquela numeração na placa ......me ajuda por favor me passa as características e numeração pra conseguir comprar obrigado.....

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Desculpa a demora na resposta, mas o capacitor E23 é um eletrolítico polarizado de 22uF x 50V.

    ResponderExcluir
  9. Olá amigo tenho um aparelho do mesmo modelo, e do nada parou fiz Teste básica de tensão não tem fusível aberto e qualquer vestígio de queimado tens algum algum colega em Porto Alegre Rs que possa agarrar a bronca? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas! Se teve acesso à placa, verifica o capacitor E23. Pode ser ele. Aqui em POA não posso indicar ninguém. Boa sorte!

      Excluir
  10. Olá tenho um aparelho dele igual !
    Ele liga o compressor e fica só um minuto ligado ! Depois ele demora 3 minutos pra religar o compressor dinovo ! Aí novamente fica só um minuto ligado e depois fica só no ventilador ! Será que ele está com problema no término ? Pq ele já queimou a placa e foi trocada colokada uma nova ! O visor está desativado já ! E ele não chega nem solta mais água pois não fica tempo suficiente o compressor ligado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wilson! Verifica o sensor de temperatura dele, o compressor pode estar sendo desligado por falta de leitura desse parâmetro.

      Excluir
  11. Boa noite, eu tenho um outro modelo, e nessa semana ele parou de funcionar... o visor aparece com energia, mas quando aperto on/off (tanto no aparelho, como no controle) ele não liga. Não consigo nem colocar a função de ventilar... sabe me dizer o que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marco! Teria que verificar os valores na fonte dele, ver se estão corretos, pra começar. Só testando mesmo pra saber o que pode ser, mas começar pela fonte é fundamental.

      Excluir
  12. Olá, Lucas Toledo, acredito que o meu esteja com o mesmo defeito do seu. No caso vc trocou apenas o schottky e o 7805?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Na verdade foi somente o diodo, o regulador estava bom. Boa sorte!

      Excluir
  13. Olá Lucas! Vc chegou a tirar foto da placa para que possamos ver a conexão correta dos cabos e fios? Desmontei e não consigo montar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Confesso que tinha me esquecido hehehe. Vou tentar fazer as fotos hoje ainda.

      Excluir
  14. Bom dia! Você tem a numeração do CI U4 e U5? O meu está estourado. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! O meu aparelho está montado e em uso constante agora, esse verão do Rio Grande do Sul é bisonho hahahaha. Não lembro de cabeça quais são esses CI's, mas se puder tirar uma foto da placa bem focado na posição deles pode ser que eu me lembre! Tira a foto e posta o link aqui! Aguardo!

      Excluir
  15. Por favor me ajuda, quando ligo e aparece o cód. Fe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vamos pegar mais informações, você liga em qual função? Ventilar, aquecer etc. Porque eu me lembro de um erro que ele apresenta quando o reservatório de água está cheio, ali atrás dele tem um tampão. Mas ele só gera água ali quando é usado para aquecer. Explica melhor : )

      Excluir
  16. Olá boa noite o me explodiu o capacitor cerâmico circular verde, que fica logo após os relés, alguém tem o valor de referência dele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano, é um termistor e não um capacitor. Ele varia a resistência ao ligar na rede elétrica para evitar danos no pico de corrente de acionamento. Pode usar um igual de fonte ATX ou aparelho similar com fonte chaveada que dá certo.

      Excluir
  17. Caí no vacilo de comprar um desses. Usei no verão e qnd chegou o inverno ele não está funcionando mais... Descobri que o problema está no eletroventilador que joga o ar pra dentro. Fica fazendo um barulho e rodando em uma velocidade bem baixa.. Não sei se o problema é o motor ou a placa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o capacitor do motor, abre e troca porque se for só ele, custa muito barato.

      Excluir
  18. Preciso de indicação para concertar o meu em viamão ou poa no RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não conheço nenhuma assistência técnica de confiança pra te indicar, amigo. Mas fiz uma pesquisa rápida e encontrei essa: https://www.vitorrefrigeracao.com.br/site/assistencia-philco/?gclid=CjwKCAiAhqCdBhB0EiwAH8M_GmTn8C6dFeWRoWdzz5Bi8CI6o4wCL78L59W3Omk8k0fMaquweKaItBoCC74QAvD_BwE

      Tem POA e Viamão.

      Excluir
  19. O meu parou de repente num calor infernal, sem ventilador pra me salvar...
    Acho que queimou o relé da placa de potencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano, essa placa usa o CI Viper 22, e ele queima por algumas razões, deixando o aparelho totalmente inoperante. Vale a pena investigar!

      Excluir
    2. Olá bom dia no meu adaptei uma placa universal do mercado livre, funciona.

      Excluir
  20. O meu parou de gelar ou esquentar. O compressor arma e funciona, aparentemente com vibração "mais fraca que o normal". Por onde devo começar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não manjo de refrigeração, mas eu começaria pelos motores dos ventiladores e pelos capacitores deles. Os ventiladores podem estar parados ou girando muito fraco, não empurrando o ar frio/quente pra fora dos dutos. Se não for isso, foge dos meus conhecimentos!

      Excluir

Ofensas, publicidade - incluindo comentários não produtivos com a intenção de divulgar blogs ou sites - ou qualquer conteúdo em desacordo com o blog ou fora do escopo serão excluídos.

Compartilhe com alguém!