Como controlar automaticamente a velocidade de um cooler 12V com sensor termistor

Session. 
 
Aposto que você já estava com saudade de iniciar a leitura de uma postagem do diyPowered com essa palavrinha no começo. Essa vai ser rápida mas como sempre, muito proveitosa.

Recentemente troquei o gabinete do meu PC de guerra e o novo não possui uma ventilação que me agrada. Logo, pensei em colocar um cooler extra pra puxar o calor pra fora. Esbarrei em dois fatos: (1) minha placa mãe é velhinha e não possui conector para FAN quatro pinos (os melhores, porque controlam a velocidade) e (2) odeio ligar cooler diretamente nos 12V por conta do barulho. Qual a solução? Usar um cooler de 12V na linha dos 5V resolveria, tanto que já fiz isso outras vezes. Mas e se a máquina aquecer e precisar de uma ajudinha extra? Pode ser ineficiente.

Montei esse circuitinho besta aí mas que funciona de forma muito eficaz e surpreendente. Utilizei um TIP41 (suuuuuperdimensionado) para poder alimentar mais de um cooler ou ainda um cooler com consumo maior. E tem um dissipador pequeno pra deixá-lo trabalhando frio. Se você pretende alimentar somente um cooler, basta um transistor menor. Essa configuração ficou bastante sensível podendo o termistor ficar em contato com alguma superfície ou ainda num ponto crítico do gabinete.

É um circuito simples, básico, arroz com feijão. Você pode aprimorá-lo, aplicar recursos, reduzir ou incrementar o giro do cooler, adicionar mais coolers etc. O bacana é criar o simples, sem frescura, com robustez. Aproveite!

 

2 comentários:

  1. Gostaria de saber se apos a falta de energia ele entra em automatico ou so funciona em manual apos falta de ac?

    ResponderExcluir

Ofensas, publicidade - incluindo comentários não produtivos com a intenção de divulgar blogs ou sites - ou qualquer conteúdo em desacordo com o blog ou fora do escopo serão excluídos.

Compartilhe com alguém!