Reparo no adaptador AC/DC chaveado 12V x 10A Eletrônica MM (fonte chaveada bivolt para CFTV)

Session.

Gosto de ver projetos bem feitos e gosto mais ainda quando esses projetos são nacionais. Essa fonte é de fabricação nacional, utiliza um gabinete padrão no estilo Patola e uma montagem bastante surpreendente para algo feito aqui. Não tive como deixar passar esse reparo sem uma session...

Eu não gosto de fontes chaveadas para projetos com áudio, mas sou fã delas em outros projetos. A fonte chaveada revolucionou a forma como projetávamos os circuitos, tornando fácil a obtenção de grandes correntes com um volume final de hardware muito desejável. Você consegue facilmente 10A de uma fonte chaveada como essa da MM, de pequeno volume físico, mas se vai montar uma fonte tradicional com trafo para essa mesma faixa de corrente, o hardware vai ficar ogro. Então, minhas impressões à parte, vamos ao projeto da MM.

A placa é muito bem traçada, utiliza trilhas largas onde deveria ter trilhas largas e utiliza uma boa distância entre componentes críticos. Os dissipadores são generosos e ainda assim foi montada com um cooler para ajudar na dissipação - ponto positivo, já que uma fonte para CFTV permanece ligada 24h por dia e qualquer ajuda com a dissipação de calor é bem vinda. Um LED vermelho de 3mm no painel frontal indica que a fonte está em operação e um borne frontal foi montado para facilitar as conexões externas. O gabinete é de plástico mas possui boa resistência e várias aletas para facilitar a ventilação. Eu realmente gostei do projeto: é simples, utiliza peças de qualidade (capacitores EPCOS, inclusive), possui filtros AC, terra eficiente e uma preocupação explícita com o dimensionamento dos componentes. Na entrada, a ponte retificadora é formada por diodos da série 1N540X com trilhas largas e folgadas e na saída temos um excelente trabalho!

O controle de qualidade diyPowered aprova o projeto! Parabéns aos projetistas. E o reparo na fonte, na verdade, se resumiu a troca do cooler (estava travado) e do fusível AC. Revisada e limpa, pronta para voltar ao trabalho.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar neste blog, você estará concordando de forma automática e amigável que o teor de seu comentário é de sua total e irrestrita responsabilidade, que Lucas Toledo não endossa ou compartilha de sua opinião e que este site não possui qualquer vínculo direto ou indireto com possíveis reações e/ou repercussão posteriores.

O site diyPowered, Lucas Toledo, as produções e atividades não possuem quaisquer tipos de vínculos com empresas, fabricantes e distribuidoras.

Ofensas, publicidade - incluindo comentários não produtivos com a intenção de divulgar blogs ou sites - ou qualquer conteúdo em desacordo com o blog não serão publicados.