DELL Inspiron N4050, Intel Core iX 2ª e 3ª gerações e a terrível falha no LCD (tela preta no Windows 8/8.1 e 10)

Session.
 
Faz algum tempo que guardei esse artigo para postar aqui mas acabou caindo no esquecimento até ontem, quando precisei dessa informação novamente. Muitos técnicos arrancam os cabelos quando atualizam o Windows 7 para 8/8.1 ou 10 e se deparam com esse pau de tela. O problema é recorrente nas segundas e terceiras gerações dos Intel Core i3, i5, i7 mas também vem acontecendo nas sétimas e oitavas gerações. As melhores fabricantes detectaram o problema cedo e disponibilizaram a solução tão logo foi possível mas alguns outros ainda não divulgaram sequer uma notinha escondida no site.

Sem mais delongas, o problema é resolvido após a atualização do firmware do BIOS. Vou ilustrar a situação com o DELL Inspiron N4050 mas a solução é a mesma para vários modelos DELL e também se aplica a alguns outros fabricantes que utilizam os gráficos Intel HD. Esse equipamento vem com o Intel Graphics HD 3000.

Vá até o site da DELL ou do fabricante do equipamento e utilize preferencialmente a Service Tag para localizar mais facilmente as informações importantes. No caso da DELL, logo de cara aparece essa atualização de firmware do BIOS como recomendada. Não tem mistério algum.

Se você já está com o problema da tela preta, conecte um monitor à saída VGA ou HDMI para poder visualizar o procedimento. Se ainda vai atualizar o Windows 7, execute o procedimento normalmente pelo display do equipamento.
 
ATENÇÃO! Atualização de firmware sempre é um risco, vários outros problemas podem acontecer e qualquer detalhe que você deixar passar pode comprometer o equipamento. Particularmente, firmware só deve ser atualizado em casos de problemas e correções críticas, como neste caso. Execute o procedimento por sua conta e risco, não me responsabilizo por quaisquer danos e prejuízos que possam ocorrer.

Os passos são os seguintes:

  • Mantenha a fonte conectada para evitar problemas maiores (você já tem um problema na mão, está caminhando para um processo de atualização de firmware que pode trazer problemas maiores ainda)
  • Baixe o arquivo recomendado pelo fabricante e siga religiosamente as instruções
  • Acompanhe o processo até o final (não vire as costas e vá fazer outras coisas e jamais interrompa um processo de atualização de firmware)
  • Se você seguir tudo à risca, o problema da tela preta será resolvido em 10 minutos

Após o procedimento de atualização do BIOS nesse DELL em específico, o equipamento é reiniciado automaticamente, a tela se apaga e o equipamento é religado novamente. O Windows deve subir normalmente após a atualização e o problema que parecia sem solução, acaba.

Vou deixar disponível aqui o software de atualização do BIOS para o DELL Inspiron N4050 para quem precisar de uma mãozinha com esse pepino aí. No meu caso, a versão do BIOS era A07 e após a atualização foi para a A08. Antes e depois do procedimento, verifique a sua versão de BIOS com o seguinte comando via CMD (administrador):

wmic bios get smbiosbiosversion

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ofensas, publicidade - incluindo comentários não produtivos com a intenção de divulgar blogs ou sites - ou qualquer conteúdo em desacordo com o blog ou fora do escopo serão excluídos.

Compartilhe com alguém!