Semp Toshiba modelo TV2122(O)FS U-19 - daqueles achados que emocionam!

Mais uma pescada no OLX: um TV Semp Toshiba TV2122(O)FS U-19 das antigas, bruta, feita pra durar por um sábio engenheiro numa empresa séria. Essa joia aí eu encontrei passeando pelos anúncios do site, de curioso. Me divirto bastante no OLX, assim como já me diverti muito no Mercado Livre - que morreu, na minha opinião, depois de tanta treta e acréscimos.

O defeito dela é um clássico: listras na parte superior da tela. Quem é raiz já dá orçamento sem sequer abrir o aparelho porque não tem erro: é sempre a mesma coisa. Ainda não vi nenhum televisor com esse sintoma apresentar outro tipo de defeito além daquele capacitor eletrolítico ali do vertical. É claro que você vai verificar todo o setor para garantir que nada mais está fora do comum, mas o que vai resolver o problema de vez é a troca desse carinha. Geralmente é um eletrolítico de 100uF, mas podem ocorrer variações de modelo para modelo, de marca para marca... O ideal é fazer o serviço direito e já conferir se tem solda quebrada ou em processo de quebrar, se há algum outro eletrolítico com problemas (que dê pra visualizar: estufado, vazado, etc), dar aquele talento na poeira e não ser chinelão. 

Para minha feliz surpresa, não há qualquer sinal de que o aparelho já tenha sido reparado nesses anos todos de vida. Nenhuma solda nova, nenhuma marca de chave ou coisa assim. Os parafusos do gabinete pareciam novos, tive que fazer força pra dar o primeiro giro: torque de fábrica. Fiz a troca do capacitor (100uF x 35V), reforcei a solda num resistor de HV que estava quebradiça devido ao tempo de uso e o aquecimento natural do componente, limpei a placa toda e o gabinete por dentro. Deixei o TV ligado por cerca de três horas e a imagem surpreende em qualidade! Só vi qualidade de imagem igual aos tubos em plasma ou esses novos LCD 4K fodidos de caros e descartáveis. Mais um TV livre do consumismo disparado! Tenho outro TV de tubo em casa, um CCE excelente também 21" tela plana - que uma única vez apresentou oscilações nas cores e que resolvi com simples ressoldas! - e não pretendo mudar para o LCD enquanto houver tubos no mundo!

A barbada: paguei $40 nesse aparelho, troquei um capacitor de $0,50, ressoldei um resistor e limpei tudo em menos de uma hora. Quanto você acha que um técnico de eletrônica me cobraria para fazer o mesmo? Se é que faria, porque os novos técnicos são os famosos troca placa, ou com isso aí não mexo. Falta cortesia, paixão pela área, ética e muitas vezes, conhecimento.

Acabei não tirando fotos dela desmontada, nem suja nem limpa e tenho preguiça de desmontar de novo. Quem sabe daqui uns quinze anos eu abra ela de novamente : )








4 comentários:

  1. Também consegui essa TV, ela estava com o som muito baixo e levei para um técnico arrumá-la, cobrou apenas 50 reais, além de ter dado uma reformada nela.
    Acontece que ela estica a imagem, ou pelo menos a minha está configurada desse jeito, e em certos DVDs ela acaba cortando parte da legenda.
    Pesquisei e acabei até conseguindo um controle remoto para ela, assim podendo acessar o service menu, hoje mesmo irei tentar arrumar a largura da tela.
    Você tem alguma dica nesse assunto? Ou um atalho para um reset de fábrica nessas configurações dela, não sei, sou novo nesses assuntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pelo controle remoto tem ajustes de largura da tela. Não tenho mais o aparelho, mas me lembro de alguns ajustes bacanas de imagem pra esse tv.

      Excluir
  2. A imagem recebida continua "maior" que a tela da TV, apenas consigo mexer na posição da tela e não na sua profundidade.
    Não sei se é um problema da TV em si ou no aparelho DVD que é pensado para 16:9, mas eu também o configurei o DVD e a TV para exibir em 4:3 mas continua da mesma forma, por isso acho que o problema é na TV.
    De qualquer forma pelo jeito a única forma de arrumar isso seria ajustando o YOKE, no caso mexendo naquelas tiras magnéticas que controlam o lado direito e esquerdo da tela.
    Você tem alguma experiência mexendo nessas coisas?

    ResponderExcluir
  3. A menos que haja um problema real no YOKE, não recomendo mexer, é muito trabalhoso encontrar a configuração correta depois.

    A imagem da minha nunca ficou perfeitamente alinhada na tela, por mais ajustes que eu fizesse. É uma limitação dela.

    Observa se na programação padrão (gerada por um receptor digital ou gerador de padrões) ela corta a imagem. Se não cortar, não tem defeito.

    ResponderExcluir

Ofensas, publicidade - incluindo comentários não produtivos com a intenção de divulgar blogs ou sites - ou qualquer conteúdo em desacordo com o blog ou fora do escopo serão excluídos.

Compartilhe com alguém!