Home theater 5.1 Timpano H5902 - compra 'no escuro', reparo e informações

Session.

Quem acompanha este humilde blog sabe que adoro garimpar coisas na OLX. E que quase sempre encontro coisas bem legais. Dessa vez foi esse home theather 5.1 com somente a informação 'não liga'. Gosto dessa informação 'não liga' porque a chance de reparo costuma ser maior do que aquelas do tipo 'só não sai som'. Porque 'não liga' pode ser um fusível, uma ressolda e o 'só não sai som' pode ser um microcontrolador ou processador de áudio quase impossível de ser encontrado no mercado - na remota chance de você conseguir identificar o carinha, já que essas peças costumam vir com a impressão raspada. Vamos ao que interessa.

Comprei por R$ 50 e fui buscar longe. O vendedor garantiu que tudo estava lá dentro, que nada foi retirado, então, na hipótese de não conseguir reparar o home, teria muito mais que esse valor em peças lá dentro. E não tinha todos os satélites, somente dois deles e com os cabos cortados. Paciência. Retirei a tampa traseira e já fiquei contente só de ver um baita dissipador, um trafo parrudo e várias peças boas. Mas fiquei ainda mais feliz quando vi os canais tocados pelo TDA 2030! Ah, esse CI é muito bom - não chega perto do queridinho LM 1875, mas é bom! O fusível de entrada da rede elétrica é de 1A e estava aberto. Troquei e liguei o home na lâmpada série para evitar mais problemas e para minha surpresa, nenhum curto se manifestou. Bom sinal: as tensões que alimentam as potências (enrolamentos de 12V + 12V e 14V + 14V x 2,8A) estavam lá mas o terceiro enrolamento de 10V x 500mA estava totalmente sem tensão. Seguindo as trilhas na placa, vi que ele é dedicado ao regulador de 5V da lógica que controla tudo nesse aparelho. Um resistor SMD estava torrado na linha de entrada retificada desses 10V (AC 10VAC -> diodos retificação onda completa -> capacitor 470MF x 25V -> resistor SMD 2,2R -> resistor SMD valor desconhecido torrado -> regulador 7805) e a julgar pela configuração, era também de valor baixo servindo apenas como um fusistor. Alimentei diretamente o 7805 com uma fonte de 7,5V e medi sua saída totalmente estável em 5V. Decidi ligar tudo e surpreendentemente funcionou de primeira todas as funções. O subwoofer dele é muito potente, pela rápida passada de olho na configuração, os TDA 2030 estão em ponte para tocar os graves - configuração bastante comum nos home theater de entrada. Não testei o leitor de cartão SD, mas a entrada USB está funcionando perfeitamente, assim como o rádio FM. Infelizmente não encontrei informação relevante sobre ele na internet, menos ainda no Mercado Livre.

Como não tinha um trafo pequeno entre 10V e 12V x 500mA em mãos e queria muito utilizar o home, optei por uma solução pouco ortodoxa: a fonte que utilizei de teste de 7,5V x 500mA chaveada foi fixada dentro da caixa. É a solução mais elegante? Não. É a melhor escolha? Não. Mas é o que deu pra fazer agora. Com mais tempo, vou procurar em casa alguma fonte antiga que ainda use trafo pra fazer um serviço mais elegante nesse home. 

Também quero comprar satélites novos pra ficar tudo padrão. Também quero revisar canal por canal pra ver se todas as saídas estão trabalhando corretamente, já que esse CI é bastante sensível e quando não queima, deixa a saída pro falante com potência reduzida. No mais, valeu o garimpo e certamente vou ficar com ele por muito tempo. A caixa é de madeira, bem pesada, e está num estado de conservação excelente. Fotos? Tem sim.
 














 *** 08/11/2022

24 comentários:

  1. Respostas
    1. Também estou atrás do controle amigão se achar me avisa aqui meu modelo não exatamente esse mais é tímpano tbm

      Excluir
    2. Desisti de procurar, achei somente na india, mas não tem como importar pra cá,é um bom home ,vou adaptar uma placa amplificadora nele, vou fazer 2.1 canais mais sub.

      Excluir
    3. Não conseguiu nenhum controle remoto universal? Geralmente funcionam bem.

      Excluir
  2. ta difícil encontrar , não sei se tem similar que de certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra experimentar um controle remoto universal, provavelmente funciona.

      Excluir
  3. Tenho um aparelho igual da tímpano muito top e forte mas infelizmente o som tá saindo bem baixinho e não encontro ninguém q saiba oq pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem avaliar o aparelho realmente fica difícil dizer o que pode ser o problema. O que posso adiantar é que eles utilizam o TDA2030 como etapa de potência e esses integrados são muito sensíveis. Quando não queimam de vez e ficam emitindo um "hummm" eles passam a trabalhar com a saída bem baixinha. Isso é fácil e barato de resolver, basta substituir o CI e pronto.

      Você ainda pode ter problemas no circuito lógico, que faz o controle dos canais (daí já complica o trabalho porque tem muito SMD nesse aparelho).

      Excluir
  4. Tenho um igual mas o som tá saindo bem baixinho alguém sabe oq pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma olhada nas dicas dos outros comentários, tem esse aqui https://www.youtube.com/watch?v=p6SYi7bN7eY que pode ser o mesmo problema do seu.

      Excluir
  5. Olá. Também tenho um destes e também está com o som bem baxinho. Já ha algum tempo ele levava uns 30.. 40 minutos para começar a funcionar bem.... começava baixinho... ia aumentando... até que ficava normal. Agora não mais. E isto independia de qual entrada 2.1, 5.1 USB. Se alguém tiver alguma idéia...... Vou abrir ele na próxima semana.

    ResponderExcluir
  6. Acho que este é o fabricante.
    http://en.enkor.com.cn/product/detail/833.html

    Outra informação
    Um vendedor é o:https://www.diytrade.com/china/pd/19847378/Home_theater_entertainment_extreme_experience_all_wooden_box_more_pure_timbre.html

    Outra informação que consegui é que O SP110 da multilaser deve ser muito parecido, senão igual. Avaliem por favor.

    ResponderExcluir
  7. Este video é sobre o SP110, mas é o mesmo defeito descrito aqui
    https://www.youtube.com/watch?v=p6SYi7bN7eY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que vi, é o mesmo modelo, placa parece ser idêntica ao Timpano. Acredito que seja o mesmo defeito sim.

      Excluir
  8. Alguém sabe como configurar o display para que não fique piscando quando está em stand by? O meu é tímpano também, mas não igual ao seu, é h7816

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se existe alguma forma de configurar o display dele em stand by.

      Excluir
  9. Eu tenho um desses mais o som na hora dos graves dá uma roncada, como se vibrace, olhei o alto falante e não tá rasgado, alguém sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o alto-falante sim, mesmo sem estar rasgado. Às vezes dá problema na bobina, que fica raspando no imã ou ainda, a suspensão do alto-falante pode ter descolado um lado.

      Pode ser também um dos TDA 2030 se entregando, ali tem dois deles em ponte para tocar os graves.

      Excluir
  10. Tenho um, comprei no Uruguai, ele é otimo. Sabendo configurar, o som fica otimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Gosto muito do timbre dele, bem ajustado fica ótimo. Com algumas modificações que fiz depois, ficou ainda mais 'claro' o som, sem os recursos digitais, como o volume.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Eu desisti de tentar achar hehehe e agora nem procuro mais porque eliminei o controle digital dele!

      Excluir

Ofensas, publicidade - incluindo comentários não produtivos com a intenção de divulgar blogs ou sites - ou qualquer conteúdo em desacordo com o blog ou fora do escopo serão excluídos.

Compartilhe com alguém!